O que é Agar Agar e para que Serve?

O que é o Ágar-Ágar?

O Ágar-Ágar é uma substância extraída de diversas espécies de algas vermelhas, muito utilizadas no oriente e que estão se tornando populares no ocidente.

A Agar agar é um ótimo substituto vegano para a gelatina convencional (produzida com restos de animais), além de render mais e ser muito saudável! Na sua composição, encontramos ferro, cálcio, magnésio, fibras e possui pouquíssima gordura.

Conheça o Chá 17 Ervas!

Ele é extraído através da fervura das algas e pode ser encontrado em pó, tabletes e até pílulas

o que é agar agar e para que serve

Para que serve o Ágar-Ágar?

Ele é o substituto oficial da gelatina em refeições veganas e vegetarianas. Tem maior capacidade de gelificar, não derrete em temperatura ambiente e não altera o sabor dos alimentos – um verdadeiro coringa na cozinha!

Esse produto também pode ser ingerido em cápsulas concentradas, por conta dos seus benefícios à saúde.

Também é usado na indústria farmacêutica para a fabricação de desodorantes, cremes, batons e loções.

Uma curiosidade, é que a substância continua maleável em temperaturas altas, sendo ótima para o uso em laboratório – principalmente para a cultura de bactérias.

Benefícios do Ágar-Ágar

Por possuir 94% de fibras solúveis, ajuda no funcionamento do intestino e pode ser um aliado no emagrecimento – ele incha, e causa sensação de saciedade.

Também ajuda muito nos cuidados com a pele e fortalecimento de unhas e cabelos. Não leva corantes e nenhum tipo de aditivo alimentar, sendo uma opção mais saudável que a gelatina convencional.

Pode ser um pouco mais caro, porém, rende mais, não precisa ir para a geladeira para gelificar e não derrete em temperatura ambiente.

Esse produto é 100% vegetal e livre de crueldade animal, sendo a saída perfeita para veganos e vegetarianos. Também é ótimo para os alérgicos, já que não possui elementos como glúten, trigo, lactose e conservantes.

O ferro presente no vegetal também é um ótimo aliado na prevenção contra a anemia.

Saiba como ganhar massa muscular naturalmente com Super Turbo Max.

Como usar

Para fins alimentícios, funciona da mesma forma que a gelatina. Você deve ferver o Ágar-Ágar na água, por mais ou menos 3 minutos, para que ele atinja a forma gelatinosa.

Ele leva, em média, 20 minutos para conseguir sua consistência sem precisar ir para o freezer.

Riscos

Por ser muito gelatinoso e inchar com facilidade, tem que ser ingerido com muita água para evitar obstruções intestinais e no esôfago.

É importante tomar cuidado e se possível, passar com um nutricionista. O uso contínuo também não é indicado para diabéticos.

Quando falamos de emagrecimento, o Ágar-Ágar deve ser consumido com outros alimentos para ser efetivo. Fora isso, uma dieta (veja a dieta de 21 dias) com esse substância oferece quase nenhum efeito colateral.