Quitosana

Muito tem se falado em alimentos que auxiliam na perda de peso, e para movimentar ainda mais esse mercado, são criadas fórmulas milagrosas que as vezes levam seus adeptos ao extremo ou a frustração.

Saiba como ganhar massa muscular magra com Super Turbo Max!

Nessa briga contra a balança, aparece a quitosana, que é um suplemento (cápsulas combinando quitosana com psyllium) que “está em alta” entre os nutricionistas, além de auxiliar na perda de peso, ele promete mudar a vida de quem se sente insatisfeito com o excesso de peso na balança.

O que é Quitosana

quitosanaA quitosana nada mais é, do que um tipo de carboidrato que deriva da casca dos crustáceos, como camarões, lagostas e caranguejos, sendo totalmente natural, ela é rica em fibras e possui um poder incrível, que faz com que o corpo iniba a absorção de gordura.

A quitosana é uma substância que não é digerível, ela trabalha como um modelo de fibra que se conecta com as partículas de gordura que estão no aparelho digestivo, fazendo com que essa gordura não seja absorvida.

Desse modo, ela é expelida do organismo juntamente com as partículas de gordura na forma de fezes.

Benefícios e propriedades da Quitosana

A quitosana é um polissacarídeo que possui propriedades curativas e diversos benefícios para quem faz uso diariamente, veremos alguns deles:

  • Ajuda no emagrecimento.
  • Ajuda na prisão de ventre. Por ser fibrosa, ajuda na produção do bolo fecal fazendo com que o trânsito intestinal funcione de forma mais livre.
  • A quitosana ajuda na cicatrização de alguns ferimentos.
  • Remove proteínas alergênicas de alguns alimentos.
  • Serve como suplemento alimentar, uma vez que também é rica em muitas proteínas.
  • Ajuda a promover saciedade, pois ela age no processo digestivo, tornando-o mais lento, aumentando a sensação de saciedade logo após as refeições.
  • Possui ação antimicrobiana. Ajuda no combate de alguns micro-organismos que são prejudiciais à saúde.
  • Ajuda no controle do colesterol. Estudos recentes comprovaram que a quitosana reduz os níveis do colesterol ruim (LDL), pois ela atua no metabolismo lipídico, em contrapartida, ela também aumenta os níveis do bom colesterol (HDL).
  • Estimula a coagulação sanguínea, o que ajuda nos processos de cicatrização.
  • É um importante redutor de chances de câncer no cólon e na próstata, pois diminui a quantidade de ácidos biliares no sangue.

Para que serve a Quitosana

A quitosana é um fitoterápico que serve tanto para redução da gordura corporal, como na prevenção de algumas doenças e eliminação de alguns patógenos. Por ser um produto natural, o seu uso (sem excessos, é claro) é recomendável para o organismo mantenha um ótimo funcionamento.

Como usar Quitosana

O uso recomendado da quitosana, segundo alguns nutricionistas, é que seja ingerida na forma de cápsulas, cerca de 30 minutos antes das principais refeições.

Lembrando que seu uso deve ser acompanhado de um nutricionista ou nutrólogo, pois seu consumo em excesso pode trazer riscos  à saúde, pois como a quitosana tem como função diminuir a absorção de gorduras gerais, nesse meio, as gorduras boas também acabam sendo incluídas nessa remoção.

Vale salientar que a quitosana vem dos crustáceos, nesse caso é importante estar atento a possíveis alergias no processo de ingestão do produto.