Termogênico: Para que serve e como age no corpo

A mais nova arma para o emagrecimento rápido é conhecida como termogênico. Um termo tão comum nos dias de hoje quanto suplementos como maltodextrina ou creatina.

O termogênico se tornou popular em muito pouco tempo, talvez um tempo insuficiente para que a sua eficácia seja realmente comprovada.

A realidade é que os termogênicos dominaram as prateleiras de lojas de suplementos e de academias, e a sua atuação está sendo divulgada como quase milagrosa na queima de gordura e auxílio ao treino.

O seu representante mais famoso, o Oxyelite Pro, é um sucesso de vendas no Brasil e no exterior, e a sua compra pode ser realizada pela internet ou em lojas espalhadas por praticamente todas as cidades.

Mas até quando isso é verdade? De que forma os termogênicos atuam no nosso corpo, e como podem nos ajudar tanto no emagrecimento?

Termogênico: Para que serve e como age no corpo

O termogênico e o organismo humano

O termogênico atua no nosso corpo de maneira bastante particular. Basicamente ele será o responsável direto por uma aceleração do metabolismo do nosso corpo, e nisso podemos ter certeza de que ele é eficiente.

Termogênico: Como funciona

As substâncias que nele estão contidas estimulam a glândula tireoide do nosso corpo, e dessa forma o metabolismo é alterado para uma situação de preparação do corpo para um esforço maior ou uma situação maior de perigo.

O composto termogênico aumentará a síntese das substâncias relacionadas ao nosso treino, como por exemplo a gordura e a proteína. E é dessa forma que o termogênico acelera a transformação da gordura em caloria, gerando esse calor no processo chamado de termogênese.

Além dessa queima de gordura acelerada, através de substâncias como a cafeína, o termogênico envia estímulos ao nosso cérebro nos deixando mais atentos e motivados para o treino.

Mas a primeira grande questão quanto à ingestão de termogênicos é que para ter essa queima de gordura acelerada você deve não só ter músculos, mas músculos desenvolvidos e ativos (veja como ganhar mais músculos com Super Turbo Max). Isso porque o produto não pode criar uma reação ou geração de calor do zero, ela apenas pode melhorar um trabalho que já está sendo realizado.

Em uma pessoa que treina regularmente e com disciplina, o uso do termogênico aumentará o desempenho do treino e fará com que essa pessoa tenha uma queima de calorias bem maior.

Mas se uma pessoa que realiza exercícios eventualmente ou é completamente sedentária fizer uso do produto, nenhuma mudança será percebida. Aliás, nenhuma mudança positiva, porque as negativas provavelmente aparecerão.

Contraindicações e perigos

Como quase todos os suplementos que esportistas e atletas fazem uso, os termogênicos devem ser utilizados com muito cuidado e sob supervisão.

Os riscos envolvidos na ingestão da maioria das substâncias da composição do produto envolvem problemas cardíacos e falência de órgãos vitais como o fígado, e alguns mais brandos como insônia e irritabilidade, principalmente quando ingeridos de forma incorreta e na dosagem superior à indicada.

As contraindicações ao uso desse produto formam um grande lista, que passa por hipertensos, diabéticos e pessoas com problemas intestinais (entre muitos outros).

Por isso, o uso de produtos como o Oxyelite deve ser bem planejada e adaptada ao treino de cada um, sem que uma pessoa copie a dosagem e a forma de ingestão do produto do colega de academia, por exemplo.

É nessa hora que os nutricionistas ou médicos são importantes: eles podem avaliar a condição daquela pessoa em particular, suas peculiaridades fisiológicas e sua rotina, para saber se essa pessoa será beneficiada ou prejudicada pelo uso do termogênico.

Comprar o produto pela internet e iniciar o uso sem maiores informações é um dos maiores perigos associados à suplementação moderna.